Órgão destinado a fazer a ponte entre a população e as instituições públicas de Contagem, a Ouvidoria-Geral do Município (OGM) é mais um espaço de diálogo aberto com os cidadãos pela Prefeitura de Contagem.Sua tarefa é a de receber, tratar e encaminhar as manifestações dos cidadãos, relativas à administração municipal, como denúncias, reclamações, informações, elogios, sugestões e solicitações de informação pública, sendo instrumento de mediação das relações.
Segundo a OGM, o número de manifestações registradas aumentou 294%, entre os anos de 2019 e 2021. O volume de atendimentos foi de 2.881, em 2019, para 11.361 atendimentos, em 2021, o que demonstra uma maior participação da população na gestão municipal.
Para avaliar o serviço prestado, em 2022, foi realizada uma pesquisa de satisfação entre os usuários do serviço. O atendimento foi considerado excelente ou ótimo por 77,8% dos entrevistados, sendo que 88,9% recomendaram os serviços do órgão.
O trabalho da Ouvidoria possibilita a identificação de situações críticas e colabora para aumentar a transparência e eficiência dos serviços públicos prestados, por meio da reformulação e padronização do atendimento. As manifestações podem ser feitas, por qualquer cidadão, pela plataforma Fala BR, disponível no site da Prefeitura de Contagem: https://www.portal.contagem.mg.gov.br/
“A ferramenta moderna e interativa facilita o encaminhamento das manifestações, ampliando o diálogo, a transparência e o acesso à informação pública”, informou o ouvidor-geral, Sérgio Ricardo Siebler.
Mais transparência e agilidade
Nos últimos dois anos, a ouvidoria inovou com novas ferramentas e recursos digitais que tornaram o trabalho mais ágil e eficiente. Em 2021, quatro novos canais de atendimento da Ouvidoria foram oferecidos para atendimento ao público: WhatsApp, telefone celular, SMS e e-mail institucional específico do órgão.
No segundo semestre de 2022, a ouvidoria realizou o Projeto “Ouvidoria Itinerante” em parceria com a Ouvidoria SUS, levando até as oito regionais informação e conhecimento sobre os serviços do órgão, proporcionando mais diálogo entre a sociedade e a administração pública, e o aprimoramento dos serviços prestados à população.
Boa avaliação
Segundo o ouvidor-geral, o ano de 2022 foi marcado pela intensificação do relacionamento entre o município e a comunidade. “Após a retomada do atendimento presencial, em tempo integral, a ouvidoria alcançou resultados bem significativos, como o aumento da quantidade de demandas atendidas; aprimoramento da qualidade dos dados para auxiliar na melhoria contínua do atendimento e monitoramento das demandas e detecção de casos críticos no serviço público”, disse.
De acordo com o ouvidor-geral, para garantir que todas as demandas sejam atendidas, projetos, como o “Ouvidoria Itinerante”, foram executados nos últimos dois anos, levando informação e os serviços do órgão para todas as regionais da cidade. As ações internas de análise das informações e encaminhamento das solicitações também foram aperfeiçoadas, com relatórios quadrimestrais e anuais de gestão das demandas recebidas.
Para dar uma sugestão, fazer uma denúncia, reclamação ou elogio sobre a administração municipal, procure a ouvidoria.
Canais de atendimento ao cidadão
Além da realização do Projeto Ouvidoria Itinerante, o cidadão pode acessar, no site da Prefeitura, todos os dias, os canais da Ouvidoria-Geral e da Ouvidoria SUS pelo Sistema FalaBr.
Ouvidoria-Geral do Município:
Portal da Prefeitura - https://www.portal.contagem.mg.gov.br/
Telefone: 08000313188;
WhatsApp 3391-1061,
E-mail ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br
Endereço av. João César de Oliveira 6620, bairro Beatriz.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ouvidoria SUS
Ouvidoria SUS, pelo Sistema FalaBr, no link falabr.cgu.goc.br
Telefone: 08002832947;
WhatsApp 99257-0653;
E-mail ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br
Endereço: av. General David Sarnoff, 3113 - Cidade Industrial.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.